da Efe, em Paris
A multiplicação dos espaços sem fumaça graças às políticas de luta contra o tabagismo também tem efeito benéfico sobre o comportamento e a saúde dos fumantes, segundo um relatório de especialistas ligados à OMS (Organização Mundial da Saúde).
De acordo com um estudo publicado pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (CIPC), os benefícios para a saúde dos fumantes serão mais duradouros à medida que as políticas contra o fumo integrarem uma estratégia global contra o tabagismo.
Proibir o fumo no trabalho ajuda a diminuir o tabagismo entre os adultos, já que os fumantes acendem menos cigarros, segundo os pesquisadores do CIPC. Eles enfatizam que as leis também reduzem o consumo entre os jovens e a incidência de problemas cardíacos.
Todas essas políticas têm diminuído sensivelmente a exposição dos fumantes passivos à fumaça e às suas conseqüências. Mas os autores do estudo, dirigido por John Pierce, da Universidade de San Diego (Estados Unidos), e Maria Leon, da equipe de tabagismo e câncer do CIPC, afirmam que "as políticas antitabaco não diminuem a prática em bares e restaurantes".
O diretor do CIPC, Peter Boyle, também lembrou que, atualmente, "o tabagismo é a principal causa evitável de mortes prematuras por doença crônica nos países de renda elevada". Cálculos indicam que, no mundo todo, 450 milhões de pessoas morrerão por causa do tabagismo até 2050.
"A prioridade para reduzir este número é impedir que os fumantes atuais fumem. As provas da eficácia das políticas contra o tabaco fornecidas por esta avaliação deveriam levar a uma aplicação mais generalizada", destacou Boyle.
Leia mais
- Progresso da campanha contra cigarro nos EUA sofre desaceleração
- Jovem banca indústria do fumo, diz médica
- Fumantes associam cigarro a comida em SP, informa pesquisa
- Fumantes têm vício comparado aos dependentes de heroína; veja entrevista
- Livro explica o cigarro como prazer e risco e mostra tabagismo como epidemia; leia capítulo
- LIVRARIA: Aprenda inglês, espanhol, chinês e mais cinco idiomas com séries de livros
Comentários